Realizado em abril deste ano, o Seminário “Brand Protection – Protegendo, Desenvolvendo e Valorizando Marcas”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Propriedade Intelectual (IBPI), patrocinado pela Cruzeiro/Newmarc Propriedade Intelectual e com o apoio da AMCHAM – Câmara Americana de Comércio contou com um encerramento interessante. Para ilustrar, de uma maneira informal, os principais aspectos expostos naquele dia, foram apresentados “Os Mandamentos da Marca”.
Newton Silveira (Cruzeiro/Newmarc Propriedade Intelectual), Ronald Carvalho (CHAN Consultoria), Manoel Müller (Müller Camacho), Jaime Troiano e Luis Eduardo P. de Carvalho (Brands & Values), todos especialistas renomados no mundo das marcas, foram os palestrantes do evento e os responsáveis por contribuir para a elaboração dos “Mandamentos” apresentados.
Mesmo que usando um pouco de irreverência, os enunciados sintetizam as várias preocupações que profissionais do setor precisam ter visando o sucesso e desenvolvimento de suas marcas.
Seguem os mandamentos.
1- Faz-me vencedora e líder, mas com lealdade.
2- Faz-me distinta e com identidade: dá-me beleza e faz-me desejada. E, se não for pedir muito, com conteúdo também.
3- Impedirás, com unhas e dentes, que me copiem, imitem ou me reproduzam sem o meu conhecimento.
4- Protege-me legalmente. Sempre.
5- Não confiarás apenas em teus vendedores para avaliar minha imagem no mercado. Sabes que eles são como o cabrito tomando conta da horta.
6- Não dirás que sou valiosa: calcularás de fato quanto valho, com quem sabe fazer isto.
7- Não tentarás entrar no bolso dos consumidores antes de entrar em suas vidas. Entende que relacionamento é reconhecimento.
8- Não copiarás o próximo, nem o distante.
9- Não me enclausures. Ao contrário, torna-me onipresente.
10-Saibas que não há design algum que salve uma estratégia equivocada.
11-Usa-me com inventividade, consistência e benevolência. Saibas que é mais fácil perder do que construir uma reputação.
12-Faz-me evoluir quando necessário. Mas não me mudes antes da hora: saibas com sabedoria, como e quando. Teme pela imprudência, jogar fora o bebê junto com a água do banho.
13-Não me estende a novas categorias de produto em uma velocidade maior que a capacidade de apreensão do consumidor.
14-Dá-me notoriedade. Mas acima de tudo aspiração.
15-Concede-me qualidade. E, em contrapartida, dar-te-ei preferência.
16-Nunca te esqueças que a única base concreta de um bom plano de marketing é o amor. Que só o amor ao consumidor pode fazer de mim uma marca de sucesso, que só o amor gera satisfação, respeito e fidelidade.
17-Descubra minha identidade secreta e torna-a conhecida de todos os que me desejam, por meio de investimentos adequados e bem conduzidos. Respeita-me e torna-me conhecida e valiosa e eu te retribuirei com a fidelidade eterna teus clientes e fartos lucros.
18-Não espera que eu resista impunemente à transgressão de qualquer um dos mandamentos anteriores. Estarás cometendo um “Pecado mortal”.